Tokens Não Fungíveis para chupetas

Este #PayDecoding, Tokens Não Fungíveis para chupetas (NFT) ajuda-o a manter as aparências na frente dos seus filhos… e a levar os seus conhecimentos um pouco mais longe!

 


 

Um NFT na sua forma mais simples é uma obra de arte (ou, mais genericamente, qualquer Activo Digital) como uma forma de assinatura digital.
Todos os trabalhos de artistas como Picasso, Renoir e Salvador Dali, podem ser autenticados pela sua assinatura na pintura ou na escultura. Os peritos podem verificar que as peças são reais e verdadeiras.

Mas como é que pode um artista digital assinar o seu trabalho se tudo puder ser copiado e colado da internet?
É aqui que entra a ideia de blockchain.

A tecnologia envolvida na criação de uma assinatura NFT abrange toda uma rede de computadores de leitura e confirmação de dados e transações.

É a forma mais segura de livro na internet (livro-razão) e de forma muito simples, cria uma assinatura digital como a prova de quem criou o ativo juntamente com outras informações vitais.

Os NFT são por padrão, únicos ou pelo menos um de uma série muito limitada, e têm códigos de identificação únicos. O que importa é a escassez numérica.

Eles podem assumir formas muito diferentes: Roupas ou vestuário de moda virtual, Arte Digital, GIF, Avatars, Skins de jogos de vídeo, Colecionáveis, Música, Poetas, escritores, …

Em 2021, notámos um enorme crescimento na criação de NFT por artistas de todos os tipos (compositores, ilustradores, artistas plásticos, designers, …) e por marcas que já antecipam o desenvolvimento de metaversos.

Nos últimos meses, a Nike e depois a Adidas, anunciaram o lançamento de novas coleções, com acesso exclusivo por NFT que podem ser comprados em cripto moeda, acessível no mundo metaverso.

“Produtos físicos relacionados, tais como uma camiseta específica, também estará disponível para venda aos membros restritos destes clubes que tenham adquirido estas NFT por 0,2 ETH (Etherum, ou quase 700 euros) por unidade”.

Mas os NFTs não são necessariamente concebidos para ganhar dinheiro:

  • O grupo de supermercados Carrefour utiliza-os para garantirem a segurança e rastreio não falsificável de produtos como frangos de Auvergne, por exemplo.
  • A aplicação Ownest.io propõe-se ser proprietária das cadeias de abastecimento.
  • Na educação, algumas escolas (EM Lyon, várias escolas secundárias em Itália, …) oferecem a certificação dos seus diplomas em NFT para combater a fraude de diplomas.

Todos estes NFTs permitem garantir “transações” (não necessariamente financeiras) entre várias entidades sem precisar de confiar sempre uns nos outros.

As NFTs também levantam novas questões:

  • incluindo a sustentabilidade,
  • o impacto ambiental (as blockchain são frequentemente criticadas por serem demasiado consumidoras de energia),
  • e contiguidade (com um conteúdo intolerável).

A Ubisoft, uma editora de jogos de vídeo, rapidamente experimentou as NFT, ao mesmo tempo que escolhia reduzir o seu impacto energético:

Uma transação em Bitcoin representa um ano de streaming de consumo de vídeo, em comparação com 30 segundos em Tezos” (um protocolo francês mais virtuoso).

 


 

Interessado neste #PayDecoding Tokens Não Fungíveis para chupetas?

Quer mais? Aceder à biblioteca #PayDecoding